A OpenAI liberou o uso das APIs de suas soluções de inteligência artificial generativa de texto e de conversão de voz em texto, ChatGPT e Whisper, nesta quarta-feira, 1. Em nota, a companhia afirmou que conseguiu reduzir em 90% o custo do uso do ChatGPT em dezembro de 2022 e que agora isso será repassado aos usuários das APIs.

A ideia da instituição é dar aos desenvolvedores e programadores a possibilidade de testarem suas tecnologias. Entre as empresas que usam as soluções da OpenAI estão Snap, Quizlet, Instacart, Shop e Speak.

O modelo de API do ChatGPT é o gpt-3.5 turbo. De acordo com o site da empresa, essa API estava sendo treinada e recebendo input de dados desde setembro de 2021. O preço cobrado é de US$ 0,002 por 1 mil tokens (o modo de consumo de textos não estruturados), algo que segundo a OpenAI é dez vezes mais barato que os atuais modelos de GPT 3.5. Essa API também é indicada para casos em que não se usa chat, como em conversão da text-davinci-003.

Por sua vez, a Whisper API liberada é a large-v2 model. O valor cobrado para seu uso é de US$ 0,006 por minuto de voz convertida. Essa API está disponível por meio dos endpoints transcriptions (transcreve no idioma original) e translations (transcreve apenas em inglês) e aceita diversos formatos de web como M4a, MP3 e WAV.