O Facebook vai descontinuar o Facebook News nos Estados Unidos e na Austrália a partir do início de abril. A guia dedicada a conteúdo de notícias já havia sido interrompida na Alemanha, na França e no Reino Unido.

“As pessoas ainda poderão ver notícias no feed do Facebook nesses países, e os editores continuarão a ter acesso às suas contas e páginas do Facebook, onde poderão postar links e conteúdo de artigos de notícias”, escreveu a empresa em seu blog.

O Facebook informou que os acordos existentes com editoras de notícias serão honrados até expirarem.

A empresa alega que é preciso concentrar tempo e recursos naquilo que as pessoas valorizam e que desejam ver na plataforma. De acordo com a companhia, o número de pessoas que usam o Facebook News caiu 80% em 2023.

“Sabemos que as pessoas não acessam o Facebook em busca de notícias e conteúdo político — elas vêm para se conectar com outras pessoas e descobrir novas oportunidades, paixões e interesses”, continuou. Segundo a empresa, as notícias representam menos de 3% do que as pessoas veem no feed da rede social em todo o mundo.

Ainda será possível colocar e visualizar links de notícias no feed do Facebook e as editoras de notícias continuarão com suas contas ativas na plataforma. No entanto, a companhia não vai celebrar novos acordos comerciais para conteúdos de notícias, nem oferecer novos produtos direcionados à editoras de notícias.