O Facebook (Android, iOS) começou a marcar publicações de veículos de notícias governamentais nos Estados Unidos que sejam produzidas em outros países. O intuito da funcionalidade apresentada nesta sexta-feira, 5, é alertar o usuário da rede social que o conteúdo pode ter sofrido “influência estatal”, e busca dar uma camada de proteção extra à plataforma e a seus usuários antes das eleições presidenciais norte-americanas em novembro deste ano.

Na ação, o Facebook terá a consultoria de 65 especialistas globais em mídia, governança, direitos humanos e desenvolvimento para entender os diferentes graus de interferência governamental no editorial de cada veículo. Os profissionais seguirão critérios de avaliação como: independência editorial, veículo com informação dos profissionais, que explicam a fonte de financiamento e que seguem linhas editoriais claras.

Os órgãos de notícia que tiverem suas matérias com a tag poderão recorrer ao Facebook via este site. Note-se que a marcação não vale para veículos norte-americanos, uma vez que a empresa entende que os criadores de conteúdo do governo norte-americanos – como NPR e PBS – têm independência editorial.

Em texto publicado na página da companhia, o head de política de cibersegurança no Facebook, Nathaniel Gleicher, disse ainda que a rede social começará a bloquear anúncios desses veículos nos Estados Unidos para proteger o seu usuário de influência externa durante a eleição presidencial norte-americana, que deve ocorrer em novembro deste ano.