O Banco do Brasil foi o primeiro banco brasileiro a lançar um aplicativo móvel para seus cartões de crédito e de débito usando a tecnologia HCE (Host Card Emulation) para Android. Na prática, ele virtualiza o cartão Ourocard dentro do smartphone. Isso significa que o portador passa a poder usar o celular no lugar do cartão para pagamentos em máquinas de POS habilitadas para transações por aproximação (NFC). Em outras palavras: basta aproximar o smartphone da máquina para pagar, enquanto o velho cartão de plástico pode ficar na carteira, ou mesmo em casa.

Sou correntista do Banco do Brasil e pude testar a novidade desde o seu lançamento, na semana passada. Ainda é preciso fazer um trabalho de treinamento dos lojistas, tema que abordei em um artigo publicado também hoje no MOBILE TIME. Mas do ponto de vista do consumidor o app funciona muito bem. Para incluir um cartão basta informar seus dados bancários (agência, conta e senha) ou os dados do cartão (número, validade, código verificador e senha). Logo, a imagem dele é acrescentada dentro do aplicativo. Ou seja, é um processo totalmente remoto, que não requer falar com nenhum atendente do banco.

Para fazer um pagamento, basta clicar no app, digitar sua senha bancária e depois selecionar o cartão desejado. É bom fazer isso enquanto estiver na fila do caixa, um pouco antes de chegar a sua vez, para acelerar o processo. Uma vez aberta a sessão de pagamento, ela dura 30 segundos. Se for uma compra abaixo de R$ 50 nem precisa digitar senha no terminal de POS. Acima desse valor, sim. A comunicação entre o celular e o terminal de POS é muito rápida, coisa de menos de um segundo, aparentemente. Basta encostar e logo depois vem a confirmação. Quando aceitam experimentar esse pagamento (pois é: alguns lojistas ainda têm medo, porque desconhecem NFC), os lojistas ficam impressionados. Parece truque de mágica. O melhor argumento para convencê-los a testar é dizer que para eles dá no mesmo: o papel azul com o comprovante vai sair do mesmo jeito.

Do ponto de vista da solução para o usuário final, o único problema que experimentei é que às vezes o app acusa a necessidade de sincronização para liberar uma nova sessão de pagamento. Isso aconteceu poucas vezes, mas mesmo em situações em que havia rede móvel disponível, o que indicaria algum gargalo no servidor do Banco do Brasil. Mas nada que tenha atrapalhado de maneira relevante a minha experiência, que foi positiva.

Link para download do Ourocad-e no Google Play