vestíveis de pulso

Vestíveis de pulso têm queda na remessa global no 1T22 por conta de um declínio mais acentuado nos envios ao mercado das pulseiras. Imagem: Canalys

As remessas mundiais de vestíveis de pulso conectados (relógios, pulseiras e relógios inteligentes) registraram queda de 4%, indo para 41, milhões de unidades enviadas ao mercado no primeiro trimestre de 2022. No entanto, de acordo com as últimas estimativas da Canalys, a mudança de pulseiras para relógios continua.

Os relógios conectados responderam por 77% de todas as remessas de vestíveis de pulso no 1T22, um crescimento de 15%, com 32 milhões de unidades vendidas.

Por sua vez, as pulseiras sofreram um declínio de 37%, a sexta queda consecutiva desde o quarto trimestre de 2020. As remessas de pulseiras básicas caíram abaixo de 10 milhões pela primeira vez após atingirem um pico de 27,9 milhões no quarto trimestre de 2019. O aumento nas remessas de relógios ajudou a compensar a queda da pulseira básica, mas ainda resultou em um declínio no mercado geral de vestíveis de pulso.

Relógios de pulso: os básicos e os inteligentes

Vale uma explicação sobre a diferença entre os relógios básicos dos inteligentes. Os relógios básicos executam sistemas operacionais rudimentares em tempo real, mas não têm suporte para aplicativos de terceiros. Ao contrário, os smartwatches (relógios inteligentes) executam sistemas operacionais completos com suporte a aplicativos de terceiros. E os dois modelos estão dentro do grupo “relógios de pulso conectados”.

Segundo Sherry Jin, analista de pesquisa da Canalys, os consumidores estão preferindo relógios a pulseiras. Isso porque os watches possuem telas maiores, maior duração da bateria e são mais eficazes no rastreamento da saúde do usuário.

Ranking

A Apple manteve a liderança no segmento de relógios de pulso, impulsionada pela forte demanda pelo Watch Series 7. Ao todo, foram vendidos 9,2 milhões de smartwatches da norte-americana, deixando-a com market share de 29% A segunda colocada foi a Huawei, com 3,4 milhões de remessas e uma fatia de 10,6% do mercado global.

Mas o destaque foi a Samsung, que cresceu 53% ano a ano e se igualou em volume de vendas com a Huawei (3,4 milhões), conquistando 10,5% de market share.

Xiaomi ficou na quarta posição, com 1,7 milhão de remessas e 5,4% de fatia de mercado. Na sequência, fechando o top 5, está a Garmin, com 1,6 milhão de dispositivos enviados e 5% de fatia de mercado.