O Spotify (Android, iOS) adicionou nesta quarta-feira, 1, a opção de pagamento em cartão de débito para o serviço pago (premium) da plataforma no Brasil. Com a mudança, os correntistas dos bancos Bradesco (Visa), Santander (Mastercard), Inter e Original podem fazer o pagamento diretamente de suas contas bancárias.

Adicionado com apoio da Worldline e da EBANX, a opção de pagamento (conhecida como débito sem senha) permite que os consumidores façam o pagamento automaticamente, sem a necessidade de pagar no banco o boleto do serviço todo mês. Até então, o serviço pago de streaming só podia ser assinado via cartão de crédito ou boleto bancário (pago por mês, trimestre, semestre ou ano).

De acordo com a Worldline, empresa que adiantou a novidade com exclusividade para Mobile Time, eles estão trabalhando para adicionar outros bancos à plataforma de streaming de áudio nos próximos meses.

Como funciona

Para pagar via débito, o usuário deve preencher os dados do cartão, seguindo o mesmo processo de uma transação com cartão de crédito. No sistema, não é necessário o uso de números de autenticação ou senha. Após a compra ser aprovada, a cobrança será feita diretamente na conta bancária do consumidor. As informações de pagamento serão armazenadas de forma segura e a cobrança será feita automaticamente todos os meses.

A opção já está disponível nas versões web e mobile do Spotify.

Desenvolvimento do negócio

A ideia da companhia sueca é aumentar o volume de novos consumidores, ao atingir o público que não possui cartão de crédito, e pessoas que têm cartão, mas não querem inserir mais uma fatura em suas tarjetas. Vale lembrar, o relatório do Spotify no segundo trimestre de 2018 mostrou que a companhia cresceu 10% em usuários mensais ativos com 83 milhões de consumidores pagantes, contra 75 milhões do trimestre anterior; ainda assim, a empresa teve um prejuízo líquido de 394 milhões de euros.

Próximos passos

Em conversa recente com esta publicação, Thais Fischberg,  líder da Worldline para a América Latina, disse que o débito sem senha depende do desenvolvimento da tecnologia de banco para banco, pois eles precisam ter certeza que o dinheiro sairá da conta e chegará ao serviço digital (off-reverse).

Fischberg afirmou que outras soluções de pagamento devem chegar à plataforma, mas não pôde adiantar quais. Ela enfatizou que sua empresa trabalhou recentemente junto ao Spotify no desenvolvimento de opção de pagamento mais barata para estudantes. Recordou ainda que atua desde o início com o serviço sueco e ajuda a companhia a processar seus pagamentos em mais de 50 países.