Com investimento de 500 milhões de euros, CEO do Spotify, Daniel Ek, investirá o seu futuro no podcast

O Spotify (Android, iOS) encerrou 2018 com uma receita de 5,2 bilhões de euros, um aumento de 30% ante 4 bilhões de euros do ano anterior. Contudo, a companhia não conseguiu reduzir seus gastos e fechou o ano com um prejuízo operacional de 43 milhões de euros, ainda assim menor que o prejuízo de 378 milhões de euros de 2017. Por sua vez, o prejuízo no EBITDA também foi reduzido, de 324 milhões para 11 milhões de euros.

Em assinantes premium, o serviço de streaming cresceu 36%, de 71 milhões para 96 milhões, puxado por um desenvolvimento do serviço em campanhas via Google Home e promoções de fim de ano. Por sua vez, em usuários ativos mensais (MAUs) a empresa subiu de 160 milhões para 207 milhões, um incremento de 30% na comparação ano a ano, devido ao desenvolvimento da empresa em diversas regiões e retenção de seus clientes.

Crescimento anual em MAUs e assinantes

A Europa é o mercado com mais MAUs, 36%; América do Norte aparece em seguida com 30%; já a América Latina representa 22%; e o resto do mundo, 12%. Em assinantes, a proporção é a seguinte: 40% estão na Europa; 30%, na América do Norte; 20%, na América Latina; e 10%, no resto do mundo.

Assinantes por região

Usuários ativos por região

Ao final de 2018, o Spotify encerra sua operação com 40 milhões de canções, 300 mil artistas e presença em 78 países.

Análise

Se o mercado esperava do Spotify uma melhoria em sua operação com geração de lucro operacional em 2019, essa expectativa não se cumprirá. A própria empresa apontou que neste ano haverá outro prejuízo operacional, dessa vez entre 200 e 360 milhões de euros. A justificativa será um investimento entre 400 milhões de euros e 500 milhões de euros em aquisições de players do mercado de podcast e conteúdo exclusivo.

No anúncio feito nesta quarta-feira, 6, a companhia sueca confirmou que começou a gastar essa quantia com a compra de duas plataformas: o Anchor (Android, iOS) e a Gimlet Media. Vale frisar, a Anchor tem 40% dos novos podcasts criados no mundo enquanto a Gimlet está presente em 190 países e tem uma carteira forte de clientes institucionais, como Tinder, Gatorade e Mastercard. Os valores das transações não foram revelados.

Por trás da estratégia de investimento, o Spotify busca um domínio do mercado de podcasts, um terreno ainda pouco explorado pelos players de streaming. De acordo com a Ovum, a expectativa é que o mercado global de podcasts tenha fechado com uma receita de US$ 1 bilhão em 2018, e alcançará US$ 4 bilhões em 2023.

Em 2018, o Spotify lançou na Suécia o serviço Spotify for Podcasters, que permite a inclusão de canais e publicações. Ao todo, a companhia finalizou o último ano com 10 mil podcasters ativos mensalmente e 185 mil publicações. Além disso, o serviço de streaming também ganhou uma plataforma de venda de publicidade, o Spotify Publishing Analytics, que funciona apenas para músicos em seu começo de carreira.