Nova função também permite acompanhar status de pedidos (Ilustração: Cecilia Marins)

Uma nova função, intitulada Voice Commerce, permite que clientes da Casas Bahia (Android, iOS) pesquisem produtos e acompanhem pedidos usando apenas comando de voz. A interface é estabelecida por meio do Google Assistente, em smartphones.

Para utilizar a ferramenta no sistema Android é preciso abrir o Google Assistente e dar o comando “Falar com Casas Bahia”. É possível perguntar sobre produtos que gostaria de consultar ou acompanhar o status de um pedido. Usuários de iOS também podem utilizar a funcionalidade baixando o app Google Assistente (iOS).

Ainda incipiente nas empresas de varejo do Brasil, o uso de comando por voz, segundo Henrique Oliveira, gerente de produto e UX da Via, dona da Casas Bahia, busca dar mais praticidade aos clientes da companhia, melhorando a acessibilidade na jornada de compra. Segundo levantamento do Google, 60% dos brasileiros já controlam o celular apenas com a voz.

E-commerce

Dona da Casas Bahia, Ponto, Extra.com.br e outras companhias, a Via anunciou outra novidade, nesta segunda-feira, 1. Foi lançado o Via Store, serviço que oferece soluções de tecnologia e gestão de e-commerce para empresas de diversos setores.

Utilizando todo o conhecimento adquirido administrando suas lojas físicas e online, a Via fica responsável pela operação do e-commerce, incluindo cadastro de produtos, integração de meios de pagamento, cálculo de frete e emissão de notas.

O primeiro cliente é o C6 Bank. Na parceria, a Via Store oferece produtos disponíveis no Ponto dentro da C6 Store. Lá, os clientes do banco têm acesso a ofertas diferenciadas e a possibilidade de rastrear entregas. Itens de vendedores do marketplace da Via também devem ser incorporados mais tarde à plataforma.