Nesta terça-feira, 1º, a start-up norte-americana Nexbit apresentou um projeto de smartphone com aplicações e sistema integrados à nuvem, de forma que nunca lhe falte espaço para armazenamento. Trata-se do Robin, criado por ex-funcionários do Google que trabalharam no desenvolvimento do sistema Android. Agora eles buscam financiamento coletivo (crowdfunding) no site Kickstarter para viabilizar a iniciativa.

O Robin automaticamente dimensiona o tamanho necessário para guardar os dados que o telefone precisa – fotos e aplicativos são salvos na nuvem quando não são mais usados, por exemplo. O backup acontece apenas quando o telefone está recarregando em uma fonte de energia e com rede Wi-Fi, para não consumir a bateria do smartphone e a banda de dados móveis.

Com cores poucos usuais ("verde menta" e "azul meia-noite"), Robin possui um design limpo e reto, ao contrário dos atuais formatos arredondados nos principais dispositivos do mercado. O smartphone destaca-se por dois alto-falantes frontais e LEDs em sua traseira, para avisar o usuário das notificações. A similaridade com os modelos da HTC não é coincidência: o designer do aparelho é Scott Croyle, que liderou o lançamento de modelos como HTC One M7 e M8.

A Foxconn será responsável pela fabricação do produto. Em suas especificações, o Robin possui tela de 5.2 polegadas, 3 GB de memória RAM, 32 GB de armazenamento, 100 GB online, processador Snapdragon 808 quad-core de 64 bit, bateria de 2.680 mAh, leitor biométrico, conexão 4G, câmera frontal de 5 megapixels e traseira de 13 megapixels.

No Kickstarter, o Robin está sendo vendido a partir US$ 299. A empresa promete entregar os aparelhos no final de 2015. Em pouco mais de cinco horas após o seu lançamento no site de crowdfunding, o handset teve 1,1 mil apoiadores que geraram US$ 422,3 mil para a empresa norte-americana.