Os apps Shein (Android, iOS) e Shopee (AndroidiOS) tiveram no Brasil seus principais mercados em downloads em junho deste ano. Em um estudo global de Liftoff, App Annie e Poq que analisa o movimento do m-commerce, Shein lidera na lista dos mais baixados e Shopee aparece em sexto.

A pesquisa considera informações de 106 apps, 14 milhões de instalações, 39 milhões de eventos 1,1 bilhão de cliques e 95 bilhões de impressões entre junho de 2020 e 2021.

No documento, os brasileiros respondem por 33% das instalações mundiais do Shopee contra 15% dos indonésios, um dos principais mercados da empresa. Na Shein, os downloads de brasileiros estão empatados com os consumidores os Estados Unidos, 15% para cada.

Ainda figuram na lista apps como Amazon, Flipkart, Ikea e brasileiros como Extra, Renner e Enjoei.

Tempo e custos

No geral, o tempo médio de uso de aplicativos de compras no Brasil subiu 51%, ao comparar o primeiro trimestre de 2020 com o mesmo período um ano depois.

Nas Américas, o acúmulo de horas dos usuários no m-commerce por semana subiu 40% na comparação entre janeiro de 2020 e janeiro de 2021.

A Black Friday nas Américas foi o período com mais horas acumuladas em navegação nos apps de compras, 165 milhões de horas em 2020.

Por sua vez, a análise aponta a América Latina como o melhor continente em termos de custo por instalação (CPI), custo por aquisição (CPA) e taxa de instalação (ITA), com CPI de US$ 1, CPA de US$ 11,65 e ITA de 9%. Para efeito de comparação, o segundo colocado é a região de Ásia-Pacífico com CPI de US$ 2, CPA de US$ 30,5 e ITA de 7%.