Os jogos casuais foram os games mais jogados em celulares durante o primeiro semestre de 2020. O gênero foi o responsável por 80% dos downloads globais, enquanto os core games detiveram 19% dos downloads. Por último, com 1%, ficaram os jogos de cassino. Os dados são do site de pesquisa e análise SafeBettingSites.com.

Além disso, com base em um relatório da Game Luster, os jogos casuais tiveram uma participação de mercado de 59% durante o mesmo período. Os jogos de quebra-cabeça tiveram 57% de participação e os jogos de arcade, 55%.

O jogo hiper casual é instalado em dobro globalmente, já que a China registra um aumento de 300% nas sessões de jogos.

Espera-se que os jogos móveis totalizem receita de US$ 77,2 bilhões em 2020, de acordo com a Newzoo. É quase metade (48%) do valor estimado da indústria global de US$ 159,3 bilhões. Comparado ao PC e jogos de console, é o segmento de crescimento mais rápido, com uma taxa de 13,3%.

Na App Store e Google Play Store, os jogos respondem por 74% do gasto bruto do consumidor. Durante o segundo trimestre de 2020, os gastos dos usuários com jogos móveis alcançaram US$ 19 bilhões, marcando um aumento de 15% em relação ao trimestre anterior. Embora os jogos casuais na maioria dos casos não exijam nenhum gasto, eles ganham dinheiro com anúncios. Um estudo do Statista afirma que os gastos com anúncios para celular devem ultrapassar US$ 280 bilhões até 2022.