A Anatel está investigando o envio de mensagens falsas que tentam se passar pelo serviço Defesa Civil Alerta, relatadas por usuários nos últimos dias. De acordo com a agência, até o momento, foi verificado que os alertas em questão não passaram pelos canais oficiais da plataforma técnica do sistema, operada pela ABR Telecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações).
O Defesa Civil Alerta é um sistema de comunicação pública que usa tecnologia Cell Broadcast para enviar mensagens de texto sobre desastres naturais e eventos climáticos extremos diretamente para os celulares da população em áreas de risco. A ferramenta permite alertar rapidamente, sem que um aplicativo seja instalado tampouco seja necessário um registro prévio.
Consumidores que estejam recebendo mensagens indevidas podem registrar uma reclamação pelos canais oficiais da Anatel, como pelo site Anatel Consumidor, pelo aplicativo Anatel Consumidor (Android e iOS), pela Central de Atendimento 1331 (ligação gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h) ou ainda via WhatsApp, após cadastro no Anatel Consumidor, adicionando o número 0800 61 01331.
Para registrar a ocorrência, é importante informar a data e horário que a mensagem foi recebida, a prestadora de telefonia utilizada e a localização aproximada de onde o alerta foi recebido.