A plataforma online de ensino de inglês da EF Corporate Learning ganhou uma ferramenta de conversas com inteligência artificial generativa. Os alunos são convidados a participar de conversas em diferentes situações, trocando mensagens de áudio dentro da plataforma com personagens virtuais. Quando encerrada a conversa, a ferramenta dá um feedback sobre pronúncia, fluência e gramática, indicando eventuais erros e explicando o que pode ser melhorado.

EF

Exemplo de feedback fornecido pela plataforma da EF com IA generativa

A plataforma da EF é usada atualmente por cerca de 4 milhões de estudantes brasileiros, a maioria deles de escolas públicas dos estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima e Goiás. Também há alunos de escolas privadas da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e de grandes empresas que contratam a solução para melhorar o inglês dos seus funcionários.

Lançada oficialmente há 40 dias, a ferramenta de IA já é usada recorrentemente por cerca de 8% dos estudantes da EF no Brasil, o que foi alcançado de forma orgânica, informa Eduardo Santos, vice-presidente sênior e diretor geral na América Latina da EF Corporate Learning, em conversa com Mobile Time. No ensino público, a ferramenta está disponível apenas para estudantes do fundamental 2 e do ensino médio.

Plataforma da EF permite acompanhamento personalizado

A plataforma da EF pode funcionar como uma ferramenta complementar dentro de sala de aula ou servir como um sistema de ensino completo de inglês, a critério da instituição de ensino e seus professores. Seja qual for a escolha, a plataforma costuma ser embarcada em algum sistema de ensino online mantido pela escola, e adaptado à sua identidade visual, em um modelo white label.

“O professor tem autonomia para decidir. Em alguns cenários se optou por aposentar o livro físico e fazer da nossa plataforma a única solução que os alunos têm”, conta Santos. Mas ressalta: “A plataforma sozinha, mesmo com IA, não substitui a interação entre professor e aluno, ou entre alunos”.

A solução da EF permite a personalização das jornadas. Os alunos podem avançar em ritmos diferentes e o professor acompanha tudo em um painel online.

“Estamos adentrando uma nova etapa de aprendizado em que acreditamos que a combinação de IA com professor em sala de aula é o que faltava para o ambiente do ensino público, em que há mais de 40 alunos por turma, cada um com um nível diferente, de um setor diferente da sociedade, com vulnerabilidades diferentes etc. Com a nossa plataforma o aluno percebe quando melhorou e o professor acompanha isso, o que é mais difícil quando feito somente com um livro”, compara.

No Paraná, estado pioneiro na adoção da plataforma da EF, após dois anos, os alunos com acesso à tecnologia tiraram, em média, notas 32% melhores em inglês que aqueles sem acesso, relata o executivo.

Vale mencionar que entre 10% e 12% dos acessos são mobile, e acontecem principalmente fora da escola, para a realização de deveres de casa.

Novo portal para professores

Um novo portal para os professores está em desenvolvimento e deve ser lançado em fevereiro. Nele, um agente de IA vai entregar indicadores de maneira pró-ativa, com insights sobre a evolução dos alunos de cada turma. O agente poderá ajudar também na preparação do plano de aulas.

“Nosso próximo grande passo no uso de IA generativa será a criação de superprofessores, que serão aliados dos professores”, promete.

 

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