A Porto Seguro entrou no concorrido mercado brasileiro de apps de chamada de táxi. A motivação, porém, não é gerar uma nova fonte de receita, mas fidelizar seus segurados, especialmente os taxistas que têm o Porto Seguro Auto, que hoje somam mais de 40 mil em todo o Brasil. Batizado como "Vá de táxi", o app traz como principal diferencial em relação aos concorrentes a opção de pagamento por cartão de crédito sem necessidade de máquinas de POS ou acessórios. O app foi desenvolvido em parceria com a paulista Incube e está disponível para Android e iOS, inicialmente em São Paulo.

Por enquanto, somente taxistas com o Porto Seguro Auto poderão usar o aplicativo, mas existe a expectativa de liberar a entrada de motoristas com outros seguros, desde que operados pela Porto. "A fidelização foi a principal motivação: é um benefício adicional frente a outras seguradoras", explica Fernado Blay, um dos sócio-fundadores da Incube, responsável pelo desenvolvimento do app e por todo o gerenciamento operacional do serviço. Nessa primeira fase, não há cobrança do taxista, o que só deve acontecer no ano que vem, seguindo o padrão de mercado de uma taxa fixa por corrida. A cobrança tem como objetivo cobrir os gastos do projeto. A receita será compartilhada com a Incube.

No momento o serviço se limita a São Paulo, onde cerca de 1 mil motoristas já se cadastraram (700 apenas nas últimas duas semanas). A estimativa é alcançar 5 mil taxistas na capital paulista até o fim do ano. A partir de novembro, o serviço será expandido para outras cidades, como o Rio de Janeiro.

Do lado do passageiro, não é necessário ser cliente da Porto Seguro para chamar um táxi. Porém, são estudadas possíveis vantagens a serem oferecidas no futuro a este público.

M-payment

Para o passageiro pagar com cartão de crédito dentro do app, é preciso fazer primeiro o cadastro do cartão. As informações são fornecidas uma única vez. Depois, ao fim de cada corrida, basta selecionar a forma de pagamento (dinheiro ou cartão) e digitar o código de segurança, no app instalado em seu próprio smartphone. Na prática, funciona como uma compra não presencial, dispensando portanto o uso de máquina de POS ou a digitação de senha ou assinatura. A confirmação do pagamento aparece automaticamente no app do taxista, que depois tem o dinheiro transferido para a sua conta bancária. É compatível com qualquer cartão de crédito, mas aqueles da Porto Seguro geram milhas em dobro.

Link para download na Google Play

Link para download na App Store

 

Tela na versão do app para taxistas