O Guiabolso (Android, iOS) caminha para o modelo de negócios de transações pessoa para pessoa a partir de parcerias com bancos e outros parceiros, formando, assim, um marketplace de produtos e serviços financeiros. O aplicativo, que é mais conhecido por ajudar seus usuários a organizar suas finanças, divide sua estratégia em P2P em três pilares:

  1. entender os dados financeiros e dar informações de gestão financeira;
  2. ser um marketplace de produtos financeiros de terceiros, como seguros e cartões de crédito;
  3. e fazer transações financeiras e pagamento de boletos, utilizando as contas do cliente nos bancos.

“O terceiro pilar é o mais novo do Guiabolso. Esses produto de transação é o nosso primeiro de transferência entre pessoas sem precisar acessar o banco. Ele cadastra seu cartão de banco e transfere para outras pessoas”, explicou Gregório Kelner, head de transações da empresa.

Produto de transação do Guiabolso

Nesta quinta-feira, 1°, a companhia lançou o seu segundo produto financeiro: o pagamento de boleto usando a conta que o cliente tem cadastrada no app. Em breve, esse serviço permitirá que o usuário pague um boleto usando mais de uma conta corrente.

Kelner explicou que, no curto e médio prazo, o foco será ampliar produtos do marketplace, trazer mais bancos para a plataforma, aumentar o número de parceiros no marketplace e lançar novos produtos de transações. Entre os outros produtos que estão no cronograma de lançamento há QR Code (baseado no Pix), CNPJ, cobrança e eventualmente ofertas de crédito. “Temos um cronograma até o final do ano. Nós nunca seremos o banco deles, queremos ser o intermediador. Não queremos ser o dono do saldo do usuário. Ele vai ter o dinheiro fora do app”, disse o executivo, ao dizer que os bancos são seus parceiros.

“Queremos ser sempre um agregador (para o usuário). E nesse movimento de novas contas digitais, bancos, carteiras, vai fazer com que a gente se concentre no pilar de produtos financeiros. E com o usuário tendo cada vez mais salto em (uso de) carteira, o app deixa a vida financeira do usuário mais interessante. É possível consolidar isso tudo em um app”, complementou o head de transações.

Atualmente, o aplicativo possui 6 milhões de clientes, mais de dez parceiros no marketplace (como a Youse) e conexão com os seguintes bancos: Itaú; Bradesco; Caixa; Banco do Brasil; Santander; Original; Nubank e Inter. O executivo do Guiabolso disse ainda que, embora busque levar mais bancos para a plataforma, não quer se limitar apenas aos emissores. Por isso, vai também oferecer produtos que sejam completares para o usuário.

“Não quero limitar o Guiabolso só para os grandes bancos. Pensamos em trazer produtos de instituições diversas. De uma grande seguradora como Icatu à pequena fintech, como o Creditas. O que eu posso dizer em relação a isso é que os produtos têm que fazer sentido para o usuário e para a plataforma”, concluiu.