A Alcatel One Touch é o mais novo player no promissor mercado brasileiro de tablets. O primeiro modelo da marca fabricado em Manaus é o Evo 7, um tablet de sete polegadas, com processador de 1 GHz, 4 GB de memória e câmera VGA. O que chama a atenção é a opção pela distribuição exclusiva por uma operadora celular, no caso, a TIM. O produto está sendo vendido pelo preço cheio de R$ 619 no pré-pago. Quem já tiver plano de dados da operadora poderá adquirir o Evo 7 por R$ 479 parcelado em 12 vezes.

Análise

O mercado de tablets no Brasil mais que dobrou este ano em número de unidades comercializadas. As vendas se concentraram principalmente em modelos Android baratos com conectividade somente via Wi-Fi e vendidos no varejo sem a participação das operadoras. O interesse das teles têm sido baixo em torno dos tablets porque o perfil de uso costuma ser dentro de casa, por meio de redes Wi-Fi residenciais. Fabricantes nacionais como Positivo, Gradiente, Multilaser e Tectoy tem conseguido atender a boa parte da demanda da classe C por esse produto, enquanto Apple e Samsung dominam o segmento premium.

A decisão da TIM de apostar em um tablet surpreende. Talvez pesquisas de mercado da operadora tenham apontado o interesse do consumidor brasileiro pela conexão desse produto fora de casa, o que seria uma novidade. Tablets ainda chamam muito a atenção no Brasil e as pessoas têm receio em usá-los nas ruas e no transporte público. Porém, pode ser que isso esteja mudando e que a TIM seja uma das primeiras a notar essa reviravolta. A oferta do produto aliada a planos de dados baratos é uma combinação promissora.