O cantor Gusttavo Lima inaugurou uma nova jornada de compras no seu Instagram ao oferecer um canal de venda por meio de bots na rede social, a partir da Direct Message (DM). Em parceria com a Blip, o artista passou a vender a nova fragrância da sua linha de perfumes para seus seguidores a partir da interação com uma hashtag. Ao todo, a campanha de venda conversacional, como a Blip prefere chamar, de uma semana (de 5 a 12 de setembro deste ano) com a nova jornada de compras teve um alcance de 340 mil pessoas.

Na prática, o processo de compra começava quando os fãs escreviam #quero nos comentários dos posts sobre o perfume GL Embaixador Miami 305. Em seguida, as pessoas eram direcionadas para o Direct do aplicativo onde podiam escolher o produto e eram encaminhadas para o checkout do site do Clube GL. A forma de pagamento, no entanto, mudou e atualmente é possível finalizar a compra com Pix, dentro do próprio Instagram. Caso a pessoa prefira cartão, deve realizar o processo anterior e ir para o site do Gusttavo Lima.

“Consideramos que a jornada de compra foi um sucesso e um grande avanço para darmos continuidade a esse tipo de compra para marcas e empresas. Vemos essa parceria com a Adventures (empresa de marketing digital e gestão de marcas) e Gusttavo Lima como um primeiro grande passo para essa tendência, que deve se tornar ainda mais importante nos próximos anos. O consumidor está presente em vários canais como WhatsApp e Instagram. Dessa forma, essas ferramentas são muito valiosas para as marcas que passam a ter novas frentes de venda”, disse em conversa por email com Mobile Time Luiz Marcelo Santos Júnior, diretor da unidade de negócios de Auto, Retail e CPG da Blip.

A partir deste lançamento a Blip identificou um potencial na jornada de compras conversacionais no Instagram e em outras redes sociais também. “Temos alguns projetos em desenvolvimento que ainda não podemos divulgar. Tem bastante coisa boa por vir nos próximos semestres”, garante o executivo da Blip.