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O Instagram acaba de ser aberto para bots de empresas, servindo como um novo canal de comunicação automatizada com o consumidor. O Facebook divulgou nesta segunda-feira, 19, a disponibilização de uma API para mensageria no Instagram, permitindo que empresas usem bots para conversarem com seus clientes através das mensagens diretas (Direct Messages) do referido aplicativo. Trata-se de uma atualização da mesma API que até então funcionava apenas para o Facebook Messenger. A novidade faz parte do processo de integração dos diferentes apps do Facebook – vale lembrar que recentemente a companhia havia anunciado também a integração entre os serviços de mensageira do Instagram e do Messenger, de forma que a mesma conversa aparecesse em ambos os apps.

Testes já vinham sendo realizados no Instagram com alguns parceiros selecionados, incluindo as brasileiras Amaro e Magazine Luiza, e também as internacionais Adidas, H&M, Michael Kors e Sephora.

Somente parceiros homologados podem acessar a API de mensageria no Instagram. Dentre eles estão Botmaker, Smarters, Take (Blip) e Wavy – a lista completa está disponível aqui.

Análise

A abertura do Instagram era esperada ansiosamente pelos desenvolvedores de bots, em razão do crescimento da popularidade do app no Brasil tanto entre consumidores quanto entre empresas. Muitas marcas já estão presentes no aplicativo, mas ofereciam até então atendimento não automatizado, o que dificulta o atendimento de um grande número de pessoas simultaneamente. A chegada dos bots vai facilitar, por exemplo, a criação de promoções dentro Instagram por parte de grandes marcas.

De acordo com a mais recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre Mensageria Móvel no Brasil, o Instagram está instalado em 81% dos smartphones brasileiros, tendo ultrapassado o Messenger (79%) pela primeira vez este ano. Em 12 meses, o Instagram ganhou nove pontos percentuais de penetração no Brasil. 83% dos seus usuários declaram abrir o app todo dia ou quase todo dia, o que coloca o Instagram à frente do Messenger (59%) também nesse aspecto, mas ainda atrás do WhatsApp (99%).

62% dos usuários ativos mensais (MAUs, na sigla em inglês) do Instagram utilizam o recurso de Direct Messages. Deste grupo, 72% afirmam já ter conversado com marcas através do referido canal.

O Instagram é hoje o terceiro app mais presente na tela inicial do smartphone brasileiro. Ele está na homescreen de 43% dos aparelhos nacionais, atrás apenas do WhatsApp (57%) e do Facebook (44%), segundo o Radar de Popularidade de Apps, produzido por Mobile Time e Opinion Box.