O CEO da divisão de dispositivos móveis da Samsung, Jong-Kyun Shin, não resistiu ao segundo ano consecutivo de queda nas vendas e foi substituído. Após 31 meses no cargo, Shin dará lugar a Dong Jin Koh, responsável pelos projetos do Samsung Pay (m-payments) e Samsung Knox (plataforma de segurança), informa o site da Bloomberg.

A decisão foi confirmada pelo vice-presidente do conselho Jae-Yong Lee, em sua primeira demonstração de força no comando da companhia sul-coreana. De acordo com analistas do mercado, Dong deve focar mais em inovações de software para procurar distanciar-se da concorrência. Shin, por sua vez, era conhecido por trabalhar mais a parte do hardware.

Chamado de "J.K", Shin ficou conhecido do grande público a partir do lançamento do smartphone Samsung Galaxy S4. Durante esse período, a Samsung assumiu o primeiro lugar de vendas globais em smartphones, mas nos últimos anos  perdeu espaço em mercados importantes, como a China. Neste ano é esperado que a companhia sofra uma queda de 8,2% no comércio chinês. O motivo: entrada de Apple no País no final de 2014 e o crescimento constante de fabricantes locais, em especial Xiaomi e Huawei.