Isaac Sidney, presidente da Febraban, afirmou que não enxerga a possibilidade de desaparecimento dos apps dos bancos para que tudo se conecte em um superapp. Em conversa com a imprensa nesta sexta-feira, 1, o representante da federação de bancos explicou que há “uma construção” para que o sistema financeiro aberto crie os agregadores financeiros, mais de um, inclusive.

“Tenho a convicção que os bancos pequenos, médios e grandes continuarão prestando serviços, como fazem. Mas é muito provável que a realização dos agregadores financeiros permita a criação de marketplaces – pode ser mais de um. E, a partir dessa oferta, o consumidor escolhe (com base) nas melhores condições entre os participantes do open finance”, disse Sidney.

A fala de Sidney surge pouco mais de um mês após o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, declarar que o caminho do open finance era um superapp financeiro.

“Vejo que não será o fim dos aplicativos ligados aos bancos. Estamos muito longe disso. Não vejo isso na minha perspectiva. Os bancos pequenos, médios e grandes não vão desaparecer (das lojas de apps)”, completou.

Para Sidney, a frase do presidente do BC foi mal interpretada: “Tive a oportunidade de falar com ele na sequência. E o que ele quis mencionar é a tendência que cada vez mais nós teremos esses marketplaces que possam ser agregadores financeiros para oferecer produtos e serviços para comparabilidade”, explicou.

Sobre a consolidação dos apps de bancos em virtude da principalidade, agregadores e marketplaces financeiros, o presidente da Febraban disse que “não sabe quando vai acontecer”.