A prioridade de investimentos dos bancos brasileiros neste ano será para tecnologias voltadas à segurança cibernética e inteligência artificial (IA). É o que aponta a primeira etapa da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2022. O levantamento – que a partir deste ano será divulgado em três fases – aponta ainda que, para 78% dos bancos, a análise e a exploração dos dados obtidos via open finance também estão no topo da agenda.

Nesta primeira fase da pesquisa, 24 bancos participaram da parte quantitativa, que correspondem a 90% dos ativos bancários do Brasil. Para a parte qualitativa, 34 executivos atuantes na área de tecnologia bancária de 18 bancos concederam entrevistas. A coleta de dados foi realizada por meio de formulário eletrônico e entrevistas em profundidade foram realizadas entre novembro e dezembro de 2021.

Investimentos também serão ampliados em algumas outras tecnologias. São elas: cloud pública (94%), Big Data (94%), process mining (78%), Internet das Coisas (75%), blockchain (67%) e computação quântica (50%).

A transformação cultural do banco foi citada como prioridade por 78% dos participantes. Segundo a pesquisa, os bancos têm percebido que, para a transformação digital ocorrer de maneira efetiva, são necessárias mudanças de dentro para fora em relação a conhecimento, valores, cultura e modo de operar e servir.

O levantamento mostrou que 91% dos bancos decidiram alavancar os canais digitais como principal meio de relacionamento e como forma de entregar uma melhor experiência ao cliente em suas transações financeiras. Já 87% afirmam que a alta expectativa do cliente em relação aos canais digitais e à usabilidade impulsionaram a digitalização do banco.