Até o final de fevereiro, os usuários dos tablets da Samsung de 10 e 8,9 polegadas poderão baixar de graça as edições digitais das revistas Época, Época Negócios, GQ, Autoesporte e Galileu através da Samsung Apps, loja de aplicativos da Samsung. Depois desse prazo, a Editora Globo, responsável pelas publicações, oferecerá descontos especiais para a assinatura digital das revistas aos usuários da Samsung.

Este não é o primeiro acordo entre a fabricante sul-coreana e a Editora Globo. No segmento de smartphones, a Samsung disponibiliza alguns apps gratuitos com feed de notícias dos principais sites da editora.

Análise

Dois pontos merecem ser observados nesta notícia. O primeiro é a valorização de conteúdo exclusivo como forma de diferenciação por parte dos fabricantes no competitivo mercado de tablets Android. Outras empresas seguem o mesmo caminho, como a brasileira Positivo. Se antigamente essa diferenciação era feita através de conteúdo embarcado em celulares, agora ela pode acontecer também por meio de lojas próprias de aplicativos, como a Samsung Apps.

O segundo ponto é o fortalecimento das lojas de aplicativos para Android dos fabricantes. Elas estão se transformando em uma alternativa por vezes mais rica e certamente mais segura que o Android Market. Na loja oficial do Google há pouco controle do que é disponibilizado e já foram registrados casos de códigos maliciosos embutidos em apps aparentemente inofensivos.