O início da apresentação da Samsung na CES 2014 nesta segunda, 6, em Las Vegas, martelou no assunto da Internet das Coisas em seu conceito de "Smart Home", mas acabou por continuar a apostar mesmo no mantra de "quanto maior, melhor". Embora a companhia sul-coreana tenha evitado mostrar smartphones (até para guardar anúncios para fevereiro, na Mobile World Congress, em Barcelona), foram anunciados quatro novos tablets das linhas Galaxy Note Pro e Galaxy Tab Pro.

O Galaxy Note Pro 12.2 foi o que mais mereceu atenção do vice-presidente da Samsung Telecommunications America, Nanda Ramachandran. O nome do produto já denuncia: trata-se de um aparelho com tela de 12,2 polegadas, duas a mais do que a do iPad original, embora ainda seja menor que o recém-anunciado híbrido de tablet e notebook Transformer Book Duet TD300 da Asus, com 13,3 polegadas. "Por que 12,2 polegadas? Simples: para você fazer mais com apenas um dispositivo", afirmou Ramachandran. A resolução da tela é WQXGA (2560 x 1600 pixels).

O dispositivo vem com uma skin em cima do Android 4.4 KitKat chamada de Magazine UX. Trata-se de um recurso que lembra os tijolos e os modos multitarefas do Windows Phone, que permitem abrir vários aplicativos na mesma tela de maneira personalizável. O Note Pro vem com diversos aplicativos de entretenimento e produtividade pré-carregados, como Linkedin, Dropbox, Evernote e WebEx (gratuito nos primeiros seis meses), plataforma da Cisco para chats e compartilhamento de documentos.

Apesar do tamanho, a empresa encaixou o design em uma largura de 7,95 mm e peso de 750 g, incluindo a caneta especial S-pen. Mas também por ser grande, a Samsung conseguiu colocar uma bateria de 9.500 mAh para garantir "mais de 10 horas" de uso.  

Outra novidade é a conectividade Wi-Fi 802.11ac MIMO (múltiplos input e outputs), que permite utilizar a tecnologia sem fio com maior eficiência e velocidade. O Note Pro 12.2 possui também conexão LTE e 3G.

Mais tablets

Já o modelo Galaxy Tab Pro também traz tela de 12,2 polegadas, além de opções de 10,1 polegadas e 8,4 polegadas. Todos os três têm a mesma resolução WQXGA, câmera frontal de 2 megapixels e traseira de 8 megapixels, processador quad-core de 2,3 GHz e 3 GB de memória. Além do Wi-Fi, os aparelhos são LTE e HSPA.