Esta semana, a Arvato Mobile comunicou oficialmente ao mercado a troca de seu nome para Mondia Media. A mudança na agregadora de conteúdo móvel veio acompanhada por um reposicionamento estratégico, que inclui planos de expansão pela América Latina. Hoje, a empresa tem forte presença no Brasil, com as marcas "TJNet" e "Spicy Boost", através das quais fornece conteúdos como imagens, vídeos, músicas e games para dispositivos móveis usando principalmente o modelo de assinatura semanal. Agora, a companhia quer levar essas duas marcas para outros países da América Latina, por meio de representantes locais, e estuda a possibilidade de abertura de um escritório no México ainda este ano, revela o CEO do grupo para a região, Daniel Carvalho. "Fui contratado exatamente para dar esse passo", acrescenta o executivo, que chegou há menos de um ano na empresa, tendo trabalhado antes em outras companhias do setor de conteúdo móvel, como Dada e Buongiorno.

Outra novidade na estratégia da Mondia Media é que a empresa não quer se restringir ao mercado B2C (business to consumer), mas começar a atender as operadoras ou quaisquer empresas de mídia com o fornecimento e gerenciamento de plataformas de conteúdo digital. No exterior, a Mondia já exerce essa atividade: é a fornecedora da plataforma de conteúdo móvel Vodafone 360, da Vodafone, e da PlayNow, da SonyEricsson. "Um dos nossos desafios na América Latina é não sermos mais conhecidos apenas pela oferta de clubes de download. Queremos estar no radar das operadoras quando fizerem RFPs (request for proposals) de plataformas de conteúdo", explica Carvalho.

O executivo acrescenta que a plataforma da Mondia não se limita a operadoras móveis e pode atender também a empresas de mídia, funcionando para conteúdo em múltiplas telas e aparelhos. Um dos diferenciais é a possibilidade de ser customizada geograficamente, apresentando conteúdos diferentes dependendo da cidade ou região onde estiver o cliente.

A Mondia Media é controlada pela Mondia Ltd e pelo Abu Dhabi Group. A empresa conta hoje com 250 funcionários distribuídos por escritórios em nove cidades: Hamburgo, Londres, Roma, Madri, Moscou, Dubai, Mumbai, São Paulo e Joanesburgo.