A Wappa, desenvolvedora brasileira de uma solução homônima para gestão corporativa de viagens de táxi, registrou faturamento de R$ 100 milhões em 2014, o que representa um crescimento de 66% em relação ao ano anterior. Com seu app móvel de chamada de táxi (Android, Blackberry, iOS e Windows Phone), a Wappa atende a cerca de 400 mil funcionários e colaboradores de 1,7 mil empresas que utilizam sua solução, dentre as quais a Nokia, a Thomson Reuters e AES Brasil.

Para 2015, a companhia espera dobrar sua receita, alcançando R$ 200 milhões. Para atingir esse objetivo, conta com o lançamento de novos produtos, dentre os quais uma nova versão do Wappa Light, seu software de gestão para empresas de pequeno e médio porte, que gastam até R$ 5 mil por mês com táxi. E vai aprofundar suas parcerias estratégicas, como aquela mantida com o banco Bradesco e a bandeira American Express. A Wappa espera conquistar 2 mil novos clientes em 2015 e planeja uma expansão internacional.

A Wappa está presente em 200 cidades de todos os estados do país, e soma mais de 45 mil taxistas cadastrados, entre autônomos e membros de operadoras de radiotaxi. Somente em São Paulo são 10 mil motoristas. De acordo com a empresa, o tempo médio de espera por um táxi da Wappa na capital paulista é de cinco minutos.

Análise

A Wappa colhe os frutos de ter sido uma das pioneiras no Brasil a investir em gestão de gastos de táxi associada a um app móvel de chamada de táxi. Enquanto outros apps de chamada de táxi brigavam pela preferência do consumidor final, a Wappa cresceu obtendo receita junto aos clientes corporativos. muito mais fiéis e rentáveis. Agora, diante da agressiva competição no segmento para o consumidor final, vários apps estão criando versões para uso corporativo, onde de fato está o dinheiro. Embora a Wappa lidere, ainda há muito mercado para ser conquistado.