| Publicada originalmente no Teletime | Nesta última quinta-feira, 1, o Governo do Paraná firmou uma parceria com a TIM para ampliar a cobertura de Internet e telefonia móvel em áreas rurais do Estado.

O documento com o compromisso foi assinado pelo governador Carlos Massa (o Ratinho Junior) e pela diretoria da empresa. Ele prevê a construção de 116 antenas de telecomunicação em 83 municípios.

A operadora vai investir R$ 22 milhões até 2026 para implantar a estrutura, que deve atender aproximadamente 40 mil pessoas diretamente e outros 2 milhões circulam pelos locais onde há cobertura, segundo a gestão paranaense.

Para isso, a empresa recebeu autorização da Secretaria de Estado da Fazenda para adquirir créditos acumulados de ICMS disponíveis no Sistema de Controle da Transferência e Utilização de Créditos Acumulados (Siscred) da Receita Estadual do Paraná.

A empresa poderá adquirir estes créditos de ICMS acumulados e habilitados em duas etapas – sendo que a primeira parcela só será liberada após a instalação de metade das antenas previstas no investimento.

A liberação para aquisição e consequente uso de créditos acumulados de ICMS para as empresas de telecomunicação está entre as alternativas do Governo do Estado utilizadas para fomentar a ampliação da conectividade no Paraná, em especial nas áreas rurais. O objetivo é universalizar o acesso à internet em todo o Estado.

Atualmente, a TIM está presente nos 399 municípios paranaenses com a oferta da tecnologia 4G e em 18 cidades com a banda 5G. O desafio agora é justamente expandir a conexão nas áreas rurais.

A iniciativa integra o Plano de Conectividade Rural do Paraná, capitaneado pela Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná, com a participação de 17 órgãos públicos, 15 players do setor privado, incluindo operadoras e empresas de tecnologia, e mais seis entidades representantes da sociedade civil.