Olivia (Android, iOS), aplicativo que funciona como uma assistente financeira, inaugura nesta segunda-feira, 21, seu mais novo centro de inteligência artificial (IA), em Palo Alto, Califórnia. O espaço funcionará como hub de pesquisa e desenvolvimento de inovação e testes em IA. O norte-americano Steven Choi, líder de produto, inteligência artificial e aprendizado de máquina da plataforma, comandará a operação. Choi esteve à frente dos projetos de desenvolvimento de carros autônomos do Google e da Uber.

O centro deverá enriquecer a capacidade de aprendizagem da Olivia e aprimorar as recomendações da robô aos usuários sobre fazer render o salário. Outro ponto que será desenvolvido nos Estados Unidos será o timing de envio de dicas ao usuário. A IA aplicada permitirá que Olivia, por exemplo, fale sobre como economizar no supermercado horas antes de o usuário fazer compras, por exemplo.

A Olivia foi fundada pelos brasileiros Lucas Moraes e Cristiano Oliveira há quatro anos, nos Estados Unidos. O aplicativo tem como meta ajudar as pessoas a se organizarem melhor com suas finanças. Desde o início deste ano, sua tecnologia vem sendo testada e utilizada no Brasil, inclusive por plataformas de parceiros como XP e Banco Votorantim. Até hoje, mais de 500 mil pessoas já tiveram acesso à plataforma da Olivia.

O app aceita novos usuários apenas por meio de convites. Para receber um é preciso entrar no site, clicar em “Quero um convite”, preencher um pequeno formulário e entrar numa fila de espera, que pode ser reduzida ao enviar links para conhecidos e eles também pedirem convites.