A contratação de um veterano da Microsoft pela Amazon alimentou rumores sobre a criação de um smartphone próprio pela gigante do comércio eletrônico. Charlie Kindel, que atuava na companhia de software desde 1990, trabalhava como líder da unidade de desenvolvimento para plataforma Windows Phone há alguns anos. Segundo o perfil do executivo, ele assumiu um cargo de alta importância na Amazon nesta semana.

Sem dar detalhes, o descritivo das operações menciona um "projeto secreto", conforme apurou o jornal britânico Financial Times. "Estou construindo uma nova equipe para uma área totalmente nova na Amazon", escreve Kindel. Além dele, outros dois diretores especializados em Windows Phone foram incorporados pela varejistas nos últimos meses, tornando-se evidente o interesse da empresa por plataformas móveis diferentes do Kindle, atual leitor eletrônico da Amazon.

Analistas ouvidos pelo jornal esperavam o Kindle em versão celular no ano passado, levando em consideração um trabalho conjunto desenvolvido com a Foxconn. Em novembro, durante uma entrevista a uma emissora de TV dos Estados Unidos, o CEO da Amazon, Jeff Bezos, respondeu a este questionamento com mistério. "Fiquem ligados", disse, sem revelar mais informações. Ademais, a Amazon acumula no recente portfólio de aquisições a Ivona, provedora de uma solução de gerenciamento por voz que poderia construir um produto concorrente ao Siri, assistente presente no iPhone, da Apple.

A experiência de Kindel na Microsoft vai além de celulares. Ele é responsável pela criação de uma plataforma móvel para desenvolvedores de produtos digitais para música digital e filmes, dando aspectos mais amplos a sua contratação. Levando isso em consideração, especialistas acreditam que um smartphone daria mais consistência à cadeia digital da Amazon e seus produtos – de dispositivos eletrônicos físicos até serviços de computação em nuvem. Procurada pela publicação britânica, a Amazon não quis comentar o assunto.