O app "Equipamentos públicos" indica sobre um mapa a localização de diversos postos de serviços públicos próximos ao usuário, como cartórios, escritórios da Receita Federal e da Previdência Social, postos de saúde, Procons e centros terapêuticos. São informações que até então estavam dispersas em vários sites diferentes na web e que o app conseguiu reunir de forma simples e eficiente.

Logo na primeira página, o usuário é convidado a definir que tipo de serviços procura. Em seguida, abre-se o mapa com os resultados. Nas configurações, é possível definir o raio de alcance desejado e existe a opção de ver os resultados no formato de lista. Ao clicar em cada indicação, o app mostra mais detalhes, como telefone, horário de funcionamento etc. Se houver alguma informação equivocada, o usuário pode alertar os desenvolvedores por meio de um botão para reportar erros.

No teste feito por MOBILE TIME, na zona sul do Rio de Janeiro, o aplicativo identificou com razoável precisão a maioria dos postos de serviços públicos próximos. No caso de unidades básicas de saúde, porém, faltou incluir as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), do governo do estado, muito utilizadas pela população. Nos detalhes sobre os postos de saúde cariocas, falta também o horário de funcionamento e os telefones de contato. Uma sugestão para atualizações futuras seria a inclusão de delegacias e hospitais.

Este app tem potencial para evoluir bastante nas próximas atualizações e se tornar uma ferramenta importante de se carregar no bolso. O projeto foi desenvolvido por ex-alunos do iai? (Instituto de Artes Interativas), de São Paulo.

Link para App Store

Link para Google Play