A avalanche de projetos envolvendo mobilidade fizeram com que a consultoria de TI e desenvolvedora paulista K2iP decidisse priorizar esse segmento em 2014. A previsão é que sua receita anual salte de R$ 1,8 milhão registrado em 2012 para R$ 3 milhões este ano enquanto a proporção de projetos relacionados a mobilidade passará de 40% para 80%.

"A mobilidade virou uma prioridade para a gente desde meados do ano passado. É a onda do momento. Todo mundo quer desenvolver alguma coisa para dispositivo móvel", comenta Francisco Cavalcante, sócio-diretor da K2iP. Para atender a essa demanda, a empresa conta agora com uma equipe de 10 desenvolvedores dedicados a mobilidade. A programação é feita com a plataforma GeneXus, o que permite criar apps para Android, iOS e Windows 8 a partir de um core único. "O ganho de produtividade com a GeneXus é significativo", afirma. Cavalcante cita como exemplo uma concorrência que a K2iP venceu recentemente para o desenvolvimento de um app que precisava de versões em Android e iOS: a previsão inicial era que isso levaria cerca de 15 mil horas, mas a K2iP consegue entregar em 7 mil horas.

Entre os mais recentes projetos de mobilidade concluídos pela K2iP se destacam uma solução para a realização de pesquisas de campo por meio de tablets para a Fundação Seade e a integração entre o SAP e um aplicativo para tablet de ordens de serviço da Sabesp.