A Essence, consultoria brasileira especializada em tecnologia da informação, criou uma área dedicada a soluções móveis. Através dela, a empresa pretende revender e implementar aplicações móveis da SAP para o mercado corporativo e também criar seus próprios apps, como uma adaptação para iOS de seu portal de vendas e recebíveis para o mercado de construção civil, que deve ficar pronto em meados de 2012.

"Passamos os últimos seis meses preparando essa nova unidade de negócios e testando os serviços. Ficamos surpresos com a demanda do mercado por mobilidade", disse Pedro Costa, executivo que comanda a nova área na Essence. Segundo ele, os aplicativos mais demandados pelo mercado corporativo em dispositivos móveis são de automação de força de vendas, business intelligence (BI) e workflow. A Essence atua em diversas verticais, como agronegócios, varejo e indústria farmacêutica. A empresa analisará oportunidades de criação de apps móveis em cada uma delas, informa Costa.

A equipe de mobilidade da Essence tem no momento sete funcionários. Ao todo, na empresa, são cerca de 400. Sua previsão de receita para este ano é de R$ 50 milhões. Não foi divulgada a meta de faturamento com a área de mobilidade.