A brasileira In Loco Media está em franca expansão da sua solução de extensão para o celular de campanhas em mídia out of home, chamada de “mobile exension”. Depois das primeiras experiências com a Clear Channel no segundo semestre do ano passado, a companhia fechou contratos com outros dois fortes players de publicidade em mobiliário urbano: JCDecaux e Otima. E também acertou parceria com a Flix Media, especializada em publicidade nas telas de cinema. Cerca de 15 campanhas foram feitas com a solução da In Loco até o momento, movimentando mais de R$ 1 milhão em receita no primeiro trimestre deste ano. A expectativa da companhia é gerar R$ 5 milhões em faturamento com essa ferramenta em 2018, diz o diretor de mercados e desenvolvimento de negócios da In Loco Media, Adrian Ferguson.

Na prática, a solução funciona como uma ação de retargeting no celular, atingindo pessoas que passaram perto de um anúncio de mídia externa no dia anterior. A primeira experiência, por exemplo, foi feita com uma campanha da Rede Globo em relógios digitais da Clear Channel no Rio de Janeiro, no ano passado. A In Loco registra em sua plataforma a localização exata de cada relógio digital e consegue ver quem passou perto dele a cada dia, dentro da sua base de 72 milhões de smartphones que possuem ao menos um app com seu SDK instalado – hoje são mais de 600 apps diferentes. A empresa processa diariamente 6 TB de dados por dia – por isso a ação de retargeting só acontece no dia seguinte, ou seja, para dar tempo de processar esses dados e identificar quem passou perto de cada local onde havia um anúncio da campanha. Munida dessa lista de usuários, a In Loco procura impactá-los no dia seguinte com um banner da mesma campanha em um dos apps parceiros conectados à sua plataforma de publicidade móvel. Trata-se, portanto, de uma integração entre a mídia out of home e a mídia móvel, por meio de retargeting nesta última.

A solução inclui o acesso a um painel na web que ajuda o anunciante a medir o sucesso das campanhas de mídia out of home, fornecendo relatórios com dados sobre a quantidade de pessoas que passaram perto dos anúncios e seu perfil demográfico.

Cabe destacar que a venda desta solução da In Loco é feita pelos parceiros – Clear Channel, JCDecaux etc. É como se fosse uma ferramenta a mais a ser oferecida ao anunciante. O treinamento dos vendedores é provido pela In Loco.

Moments

Paralelamente, a In Loco está criando uma variação dessa solução, mas voltada para os aplicativos parceiros, especialmente aqueles de conteúdo, como emissoras de TV, rádios, jornais e revistas. O novo produto, batizado como “Moments”, tem como objetivo alavancar a audiência das mídias originais, ou seja, levar o usuário do celular para a TV, ou para o rádio, ou para a revista. Isso seria feito por meio de notificações enviadas pelos respectivos apps para o seu público com base na informação de localização fornecida pela In Loco. Ou seja, se o usuário está em casa, tem o app de uma emissora de TV instalado e um perfil aderente a um determinado programa que vai entrar no ar naquele momento, poderia receber uma notificação convidando-o a assistir, por exemplo.

“Esse é o grande diferencial do produto da In Loco. Consigo saber se a pessoa está no trabalho, ou em casa, ou no shopping-center, ou na farmácia etc. Tenho algumas outras camadas de informação adicionais que tornam a assertividade da campanha muito grande”, explica Ferguson. “Estou conversando com rádios, emissoras de TV e revistas para trazê-los para dentro da base de forma a alavancar suas conversas com suas audiências”, relata o executivo.

Tela Viva Móvel

O case de integração entre campanhas veiculadas nos relógios digitais da Clear Channel e o smartphone dos consumidores será apresentado durante o Tela Viva Móvel deste ano como exemplo de inovação na publicidade através do mobile. O nome de um executivo da Clear Channel será confirmado em breve como palestrante.

O Tela Viva Móvel acontecerá no dia 14 de maio, no WTC, em São Paulo, e já conta com palestras confirmadas de diretores de empresas como TIM, Vivo, Quinto Andar, dentre outras. A agenda atualizada e mais informações sobre o evento estão disponíveis no site www.telavivamovel.com.br, ou através do telefone/WhatsApp 11-3138-4619, ou pelo email eventos@mobiletime.com.br.