O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e a Uber fecharam um contrato no qual a empresa de TI do governo federal vai, em tempo real, confirmar informações cadastrais dos veículos, de pessoas que queiram ser motoristas da empresa de transporte individual e dos atuais motoristas.

A checagem será feita pela solução DataValid e tem autorização do Denatran. A ferramenta verifica informações da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) do motorista interessado em trabalhar para a Uber.

O Serpro vai confirmar as informações fornecidas pelas pessoas, checar se a CNH está válida ou não e se a foto é válida. Neste caso, as imagens são verificadas digitalmente por comparação entre a foto enviada no momento do cadastro e a que está armazenada no Denatran.

Segurança

Vale dizer que a checagem de antecedentes criminais continua em vigor. A Uber verifica os antecedentes dos motoristas interessados em trabalhar para a empresa a partir dos documentos fornecidos para registro na plataforma. E a Uber faz rechecagens periódicas dos motoristas já aprovados. De tempos em tempos, o aplicativo da Uber pede, aleatoriamente, para que os motoristas parceiros tirem uma selfie, antes de aceitar uma viagem ou de entrar online no app.