O estado da Califórnia é a última barreira para a aprovação total da fusão entre T-Mobile e Sprint. Ao Mobile World Live, a T-Mobile informa que não precisa da aprovação do regulador estatal, mas que trabalhará junto ao órgão local para receber a aprovação no próximo dia 16 de abril.

Embora a companhia tenha informado que completou a transação e que opera na Nasdaq apenas com ações da T-Mobile (sigla ‘TMUS’) desde a última quarta-feira, 1º, ainda falta a aprovação da Comissão de Utilidade Pública da Califórnia (CPUC).

O próprio CPUC publicou em seu perfil no Twitter que a fusão só poderia ocorrer após a decisão do dia 16 de abril. “Nós publicamos uma ordem hoje que deixa claro que a fusão entre T-Mobile e Sprint não pode ocorrer na Califórnia até o CPUC publicar a decisão final na aplicação pendente”, diz a mensagem no Twitter.

Nota-se ainda que, embora a T-Mobile diga que está tudo certo com a fusão, a operadora adicionou um alerta sobre possíveis imbróglios que podem ocorrer no documento que confirma a fusão: “Há o risco de ações judiciais ou regulamentares, incluindo ações judiciais ou ações que possam surgir da consumação da combinação de negócios pela T-Mobile durante a pendência da revisão da combinação de negócios pela Comissão de Utilidade Pública da Califórnia”.

O problema judicial com o CPUC aparece ao lado de outras celeumas, como percalços na aprovação da venda do negócio pré-pago para a Dish Networks; e até saúde pública e pandemias, como o coronavírus.