No próximo sábado, 4, será lançado nas lojas de aplicativos da Google Play e da App Store a versão em app do Ligue 180 e do Disque 100 (Android, iOS). Não ficou claro se será um aplicativo unindo os dois ou dois diferentes. O lançamento acontece depois de o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) detectar um aumento de 9% no número de violência contra a mulher na segunda semana de março, período que se intensificou o confinamento comparado com a primeira semana de março. Além de denúncias de violência contra a mulher, o app embarcará os serviços prestados pelo Disque 100 e aceitará denúncias de violência contra a criança, abuso sexual, exploração sexual, violência contra a pessoa com deficiência, contra povos tradicionais e comunidade LGBTI.

“Todo o tipo de denúncia de violação de direito poderá ser feito agora por meio de aplicativo”, explica a ministra Damares Alves em entrevista coletiva no fim de tarde desta quinta-feira, 2. “Acreditamos que, dessa forma, a pessoa, mesmo dentro de casa, poderá ir para um cantinho, para um quarto, para o banheiro e poderá, mesmo estando sob o mesmo teto da pessoa agressora,  fazer a sua ocorrência de violação de direito”, completou Damares.

De acordo com a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), do MMFDH, a média diária de ligações recebidas entre os dias 1 e 16 de março foi de 3.045 telefonemas e 829 denúncias registradas, contra 3.303 ligações recebidas e 978 denúncias registradas entre 17 e 25 deste mês.