Rede MulherO Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou um aplicativo para socorrer mulheres vítimas de violência. O Rede Mulher (Android, iOS) foi desenvolvido pela Polícia Militar e direciona a usuária para o 190 ao apertar o botão de emergência.

O app conta também com outras cinco funcionalidades:

– delegacia online: a usuária é direcionada para a Polícia Civil;

– modo camuflado: uma vez acionado, o aplicativo muda sua aparência e só poderá ser acessado por login e senha;

– como gerar pedido de medida protetiva: para ajudar a mulher a relatar a violência sofrida às autoridades competentes

– relação de centros especializados no atendimento à mulher: lista de estabelecimento onde ela pode encontrar acolhimento.

– relação de guardiões: a usuária do app poderá inserir contatos de até três pessoas que podem socorrê-la caso esteja em uma situação de emergência.

O app também tira dúvidas da mulher sobre como identificar a violência doméstica.

Para usar o Rede Mulher, a usuária deve criar uma conta, inserindo dados como CPF, número de telefone e e-mail.

Outros

Vale dizer que vários estados já possuem suas aplicações voltadas para auxiliar mulheres vítimas de violência, assim como foram feitas diferentes iniciativas sobre o tema. São Paulo, por exemplo, lançou em março de 2019 o SOS Mulher (Android, iOS).

Em março de 2020, no início da pandemia de Covid-19, o Estado de Minas Gerais lançou sua versão de aplicativo. O MG Mulher (Android, iOS) pede para ter acesso ao GPS do celular e às mensagens de SMS, além de solicitar CPF no cadastro.

Há ainda o SOS Mulher MT (Android, iOS), lançado em março de 2019, e o SOS Mulher do Amapá (Android, iOS), desenvolvido pelo Ministério Público do estado.

Um app que conta com um botão de emergência é o Rappi (Android, iOS)