O Gape (Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas ) aprovou a proposta de realização da última e quarta fase do Programa Aprender Conectado, a ser implementada pela Entidade Administradora da Conectividade de Escolas (Eace). A reunião ocorreu na última segunda-feira, 1, e foi presidida pelo conselheiro da Anatel, Vicente Aquino.

Com previsão para iniciar a implementação da fase 4 em junho deste ano, o projeto busca implantar conectividade em 20 mil escolas públicas em todo o País, com Internet de alta velocidade, serviço interno de Wi-Fi em todos os ambientes escolares e energia elétrica fotovoltaica para as escolas desconectadas da rede pública de energia elétrica.

O plano tem uma duração estimada de um ano e meio, com conclusão prevista para dezembro de 2025. As regiões Norte e Nordeste têm os maiores números de escolas beneficiadas, com 3.776 e 11.256 escolas, respectivamente. Para a realização desta fase, serão necessários aproximadamente R$ 2 bilhões.