Os usuários do iPhone, iPod Touch e de smartphones com sistema operacional Android podem baixar gratuitamente o aplicativo "Virada Cultural 2012", que acaba de ser desenvolvido pela Artech. O app permite aos usuários se organizarem pelos eventos gratuitos que acontecem nos dias 5 e 6 de maio em 114 pontos da cidade de São Paulo.

Hospedado na nuvem Amazon no Brasil, o aplicativo está disponível na App Store e no Google Play. Toda a programação do evento se encontra no aplicativo e o usuário pode escolher os lugares aonde quer ir de acordo com local da apresentação, artista ou gênero musical. Além disso, é possível compartilhar a programação escolhida nas redes sociais e sincronizar os eventos com a agenda do celular.

O aplicativo ainda permite visualizar mapas de todos os pontos onde haverá atrações e traçar itinerários de um local a outro, facilitando o deslocamento pela cidade. Os usuários também têm acesso às notícias do site Catraca Livre sobre tudo o que estiver acontecendo durante o evento.