Na última segunda-feira, 2, Visa, MetrôRio, Cielo entre outros parceiros, anunciaram o pagamento sem contato nas catracas do Metrô carioca. A solução só pôde ser implementada graças à tecnologia desenvolvida pela Visa em parceria com a Planeta Informática e a Fast Pro BR que criaram, juntas, o Visa Secure Access Module (VSAM), uma pequena caixa que permitiu que as catracas do MetrôRio aceitassem cartões de crédito sem contato, pulseiras e relógios inteligentes e as carteiras de pagamento, como Apple Pay e Samsung Pay. Seu diferencial para outras soluções do tipo em algumas cidades do mundo, como Londres, por exemplo, é acelerar sua implementação e reduzir os custos para instalação em escala, já que não precisa trocar o sistema de catracas vigentes. Num primeiro momento, a solução aceita apenas cartões de crédito Visa, porém, serão aceitos, gradativamente, cartão de débito e também de outras bandeiras.

Como funciona

A catraca atual reconhece automaticamente o cartão do bilhete único – sistema de transporte do Rio de Janeiro.  Porém, quando alguém passa um cartão de crédito com tecnologia NFC, ou seja, sem contato, o validador não reconhece e envia o processamento da transação para uma caixinha que se encontra dentro da catraca. Essa caixinha, sim, identifica que se trata de uma transação bancária. É nela que acontecem todas as etapas de segurança exigidas pela indústria de cartões bancários. Ela realiza os procedimentos de segurança e envia pela Internet os dados da transação a um servidor, que se encontra dentro do operador de transporte. Esse operador manda, no fim do dia, as transações ao gateway de pagamento ou ao adquirente.

Por questões de segurança, esses dados são criptografados de acordo com os padrões exigidos pela indústria de cartões bancários.

História

Marcelo Sarralha, diretor sênior de drodutos da Visa do Brasil

No final de 2017, a Visa lançou uma especificação ao mercado chamada Visa Ready Mass Transit Transaction (MTT). “É como uma receita de como implementar uma nova transação na indústria de meios eletrônicos de pagamento. Essa especificação cria uma nova transação chamada Transação Online Direta. No caso, o equipamento captura os dados, mas a transação só é enviada online para o adquirente tardiamente. Daí o ‘diferida’ no nome”, explicou Marcelo Sarralha, diretor sênior de produtos da Visa do Brasil.

Segundo Serralha, o Visa Ready MTT foi bem sucedido onde foi implementado, como no sistema londrino. “Porém, havia uma dificuldade com o deployment essa tecnologia. Como vou implementar no campo? Uma primeira opção é trocar o sistema. Isso, para países como o Brasil é muito complicado porque são sistemas caríssimos e são milhares de leitores. Para você ter uma ideia, em São Paulo são 12 mil ônibus com validadores instalados”, explicou Sarralha.

O desafio, então, foi desenvolver, a partir da especificação Visa Ready MTT, uma solução tecnológica que facilitasse a implementação no campo e que não necessariamente implicasse na substituição do sistema legado como um todo. Surgiu, então, a ideia do Visa Secure Access Module (VSAM) e, para desenvolver o sistema, a bandeira contratou outras duas empresas para formar uma parceria: a Planeta Informática e a Fast Pro BR. A ideia era que as três empresas desenvolvessem um módulo de segurança que integrasse os sistemas legados e permitisse fazer um upgrade desses sistemas.

Para isso, a empresa avaliou o mercado e constatou que havia em torno de 10 integradores de sistema – fornecedores de sistemas de bilhetagem eletrônica – que são os fabricantes dos validadores. E, em todos eles, são aceitos cartões sem contato. Porém, essas leituras não têm a segurança que a indústria exige. Assim, a Visa foi atrás desses requerimentos.

Em primeiro lugar, optou por comprar uma leitorado Ingenico Group, que respeita as normas da indústria da empresa, além de ser PCI, ou seja, protege os dados sensíveis do usuário. Outro ponto importante foi a segurança do smartcard, módulo semelhante a um SIMCard de smartphone. Dentro desse componente estão todas as especificações de segurança da Visa.

Expansão

A Visa conta com aproximadamente 150 projetos de transporte em andamento, e contribuiu para o lançamento de soluções de pagamento sem contato para transporte público em 20 cidades de 12 países. A bandeira de cartões já conta com alguns novos projetos que deverão ser implementados no País e em outras cidades no mundo com a tecnologia Visa Ready MTT, mas maiores detalhes ainda não podem ser revelados.