O MetrôRio passa a aceitar a partir dessa segunda-feira, 29, em todas as suas 41 estações, o pagamento de passagens por meio de aproximação. As catracas habilitadas com validadores da adquirente Cielo utilizarão a tecnologia Near Field Communication (NFC). Nelas, os clientes do modal de transporte poderão pagar o metrô com seu cartão de crédito, se este tiver NFC, ou com seu smartphone, pulseira ou relógio inteligente, se for usuário de digitais como Apple Pay e Samsung Pay. Neste primeiro momento, apenas cartões de crédito da bandeira Visa estão habilitados para o uso na catraca. Com a novidade, o MetrôRio é a primeira operadora a adotar a tecnologia. O desenvolvimento e sua implementação contaram com a parceria de várias empresas. Além das já citadas Visa e Cielo, contribuíram Banco do Brasil e o Bradesco.

Por trás da solução está a tecnologia Visa Secure Access Module (SAM) desenvolvida no País em uma parceria entre a bandeira de cartões com o Planeta Informática. Ela permite a aceitação de qualquer cartão, celular ou dispositivo com a tecnologia NFC sem a necessidade de trocar a atual infraestrutura de catracas do MetrôRio. “É uma tecnologia inovadora e aqui, no Rio de Janeiro, é o seu primeiro lançamento no mundo. Sua principal vantagem é que não é necessária a troca dos validadores [no caso, as catracas], o que reduz o custo” explicou Fernando Teles, country manager da Visa.

De acordo com o presidente da Cielo, Paulo Caffarelli, “é como se a nossa máquina de POS estivesse dentro do sistema da catraca. E, no futuro, o tipo de equipamento não importará e poderemos adaptar para o pagamento com a íris, com cartão, com o relógio etc”.

O trabalho da adquirente também foi de pensar em como expandir a solução de pagamento sem contato na cidade com o intuito de torná-la mais acessível e popular. Para isso, a Cielo desenvolveu um trabalho de cadastramento de estabelecimentos presentes nas proximidades das estações de metrô do Rio.

“A Cielo vai credenciar estabelecimentos das 41 estações do metrô. Já temos Drogarias Venâncio e os supermercados Zona Sul que já adotaram a tecnologia NFC. A transformação digital vem para mudar nossas cidades e traz a questão da modernidade, da conveniência e comodidade. Esse processo é um marco histórico no transporte brasileiro”, descreveu Caffarelli.

A novidade pode tornar o pagamento sem contato mais natural para o carioca. Segundo dados da Cielo, o volume total de transações chegou a R$ 88 bilhões nos últimos 12 meses no País. Isso representa um crescimento de 300% em doze meses. Porém, a penetração do uso do cartão é de 35%, “um volume pequeno se compararmos com outros países”, disse o presidente da Cielo.

A iniciativa para fazer a transformação digital nas cidades começa com o MetrôRio, mas também com as mudanças nas máquinas da adquirente. No momento, 95% delas já possuem a tecnologia NFC e, em seis meses, a empresa deve atingir os 100%.

Na entrevista coletiva que aconteceu pela Internet nesta segunda-feira, a representante do Bradesco, Rita Castro, superintendente de canais digitais do banco, comemorou o fato de terem encontrado, enfim, um modal com baixo valor (ou seja, com pagamentos baixos) e com fluidez para testar o pagamento sem contato. “Queríamos um modal assim para alavancar os pagamentos sem contato no Brasil. E o MetrôRio veio ao encontro do que queríamos. Ele vem complementar as formas de pagamento e trazer o cliente para a inclusão digital, para a transformação digital”. De acordo com Castro, o Bradesco tem mais de 600 mil plásticos emitidos com essa tecnologia aptos para uso no País, além de milhares de cartões cadastrados nas três carteiras digitais – Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay. “Apenas no Rio de Janeiro já emitimos 200 mil cartões com essa função”, disse.

Passeio

A superintendente aproveitou o fim de semana na cidade para experimentar a nova tecnologia e aprovou seu uso. “Não só funcionou tudo como deveria, como os atendentes do metrô já estavam cientes e me ajudaram. E depois que passei a catraca, olhei e havia uma grande fila para compra de bilhete para o metrô. É isso que queremos mudar. E, se a pessoa tiver um programa de milhagem no cartão de crédito que está usando, ainda ganha suas milhas por conta dessa pequena transação”, disse.

Sem extras, segura e para todos

Guilherme Ramalho, presidente do MetrôRio, reforçou a ideia de inovação no sistema de transporte da cidade, que deverá diminuir as filas e levar mais comodidade ao usuário do meio de transporte. Ramalho também frisou que a solução não tem custos extras para quem usar o meio de pagamento. “Trata-se de uma tecnologia segura, veloz, para que todos os clientes possam usar transportes sem embaraço”, disse. “Queremos promover uma mobilidade urbana integrada com outros meios de transportes e que tenham compras de bilhetes o mais simples possível”, disse, sinalizando que outros meios como ônibus poderiam usar a solução.

Em Breve

Em um outro momento, ainda sem previsão de implementação, os passageiros poderão adquirir cartões por aproximação na estação Central do Metrô em caixas automáticos da Saque e Pague. Os plásticos, emitidos pela BPP, serão pré-pagos, aceitos em qualquer estabelecimento Visa e podem ser recarregados.