A indústria de informática e material elétrico paulista teve um aumento de 0,5% na produção no quarto trimestre de 2023, ante o trimestre anterior. De acordo com dados compilados pela Fiesp junto aos seus associados, o resultado mostra uma primeira alta do setor após cinco quedas trimestrais consecutivas.

Mas, se comparar 2023 com 2022, o setor teve queda de 10,5%, além de ficar 15% abaixo do patamar de produção antes da pandemia.

Analisando ao todo dez segmentos, como informática, comunicação e eletrodomésticos, o estudo, batizado como Fiesp Book, revelou que seis segmentos estavam desacelerando ao final de 2023.

Expectativa

A perspectiva dos industriais de informática e material elétrico era negativa em todos os pontos levantados no primeiro trimestre de 2024: vendas, produção, custos e investimento em capacidade instalada. Para o segundo trimestre, a expectativa melhorou para produção e vendas, mas ainda ficou negativa nos demais.

Fora da curva

Além de informática e materiais elétricos, o estudo avalia outros 11 setores. Desse total de 12 setores industriais, cinco apontaram que pretendem investir em indústria 4.0 no segundo trimestre de 2024: minerais e metalurgia; veículos e transportes; petróleo e biocombustíveis, químicos e farmacêutico; máquinas e equipamentos; madeira e móveis.

Imagem principal: Arte criada por Nik Neves para Mobile Time