A solução de transmissão de dados por som desenvolvida pela brasileira NearBytes será usada para pagamentos móveis na África. A empresa fechou acordo com a Edgetech, uma companhia do Zimbábue especializada em TI para o mercado bancário e que atua também no Quênia, Namibia, Angola, Suazilândia , Ruanda, Uganda , Burundi, Sudão, Tanzânia e Botswana. A Edgetech incorporou a tecnologia da NearBytes às suas máquinas de POS. Agora, além de aceitarem cartões de plástico, as máquinas serão capazes de receber pagamentos feitos pelos celulares dos consumidores em uma comunicação sonora. A solução foi batizada como Edgepay e será apresentada para instituições financeiras africanas. A primeira implementação é esperada para acontecer em junho.

O atendente no estabelecimento comercial precisará apenas incluir o valor da transação e escolher a opção de pagamento Edgepay. Em seguida, o consumidor deverá aproximar seu celular da máquina de POS, com o aplicativo de instituição financeira aberto. O valor aparecerá na tela do smartphone e o usuário deverá confirmar a transação e digitar sua senha. Novamente, é preciso aproximar o telefone da máquina de POS. Toda a comunicação entre os dois aparelhos é feita por ondas sonoras. As máquinas de POS da Edgetech têm um microfone embutido para essa finalidade. O smartphone não precisa estar conectado à Internet. A verificação com o servidor da instituição financeira é feita pela máquina de POS do estabelecimento comercial. Os dados da transação sonora são criptografados. Um exemplo de transação pode ser visto em um vídeo que a Edgetech publicou no YouTube.

A Edgetech usou a API fornecida pela NearBytes para desenvolver aplicativos móveis nativos para Android e iOS por meio da plataforma da Phonegap e uma API do Linux para atualizar as máquinas de POS e integrar a nova tecnologia.