O aplicativo Legislapp (Android, iOS) é uma espécie de cidadão exemplar: ele fica de olho em todas as atividades do Congresso Nacional. A diferença é que o trabalho é feito por robôs – o único humano é o usuário, que escolhe seu tema de interesse. A partir daí o app envia tudo o que acontece no Legislativo.

Lançada em novembro do ano passado, a ferramenta entrega notificações em tempo real. O monitoramento não se limita às atividades no Plenário – também entram publicações sobre o tema escolhido no Diário Oficial da União e em redes sociais.

“É possível combinar filtros e receber informações que os canais oficiais do governo não divulgam. Não precisa correr atrás da informação, ela chega pelo celular, com a possibilidade de escolher como quer receber”, explicou Luar Faria, cofundador do Legislapp, ao Mobile Time.

Atualmente o aplicativo conta com 12 bots que monitoram as atividades do Parlamento em tempo real e atendem a cerca de 1 mil usuários ativos. “Não existe nenhum gargalo operacional, é tudo automatizado”, disse Guilherme Martins, sócio de Faria e cofundador do sistema, que também atende a empresas que precisam deste tipo de solução customizada . Segundo ele, o projeto a partir daqui é expandir o serviço de monitoramento também para governos estaduais e municipais.