O total de aplicativos disponíveis na App Store chegou a 2 milhões em maio de 2018. Segundo um estudo da App Annie em relação aos dez anos do marketplace de apps da Apple, mais de 10 mil aplicativos geraram mais de US$ 1 milhão em receita com gastos de usuários desde julho de 2010. E, se considerar o período entre julho de 2010 e dezembro de 2017, a quantidade total de downloads de aplicativos na App Store foi de 170 bilhões e o total gasto por usuários no marketplace,  US$ 130 bilhões.

Algumas descobertas do estudo revelam que, embora a Google Play tenha 70% dos downloads globais de apps, os usuários da App Store são responsáveis por 66% do gasto mundial com apps. Além disso, a App Annie ressaltou que a loja da Apple finalizou 2017 com 30,5 bilhões de downloads e um total de gasto dos usuários de US$ 42,5 bilhões.

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Ao todo, 4,5 milhões de aplicativos foram lançados na App Store em seus dez anos de história. A maioria deles (77%) foram jogos. Em downloads, os games respondem por 31% do total, porém, em gasto dos usuários os jogos móveis respondem por 75% do faturamento. Em assinaturas via app, apenas cinco empresas geraram US$ 10,6 bilhões em 2017. São elas: Netflix, Tencent Vídeo, Tinder, iQYI e Pandora Rádio.

Por região

A Ásia-Pacifico responde por 49% dos downloads e 59% dos gastos; as Américas, por sua vez, respondem por 26% de apps baixados e 27% da receita; e o combinado de Europa, Oriente Médio e África possui 26% dos downloads e 14% do faturamento com usuários.

Na análise por país, os Estados Unidos são líderes em downloads (40,1 bilhões) e receita (US$ 36 bilhões). Em seguida aparecem China (38,9 bilhões de downloads e US$ 27,7 bilhões) e Japão (9,5 bilhões de downloads e US$ 25,2 bilhões).

Expectativa

Além dos dados históricos, a App Annie divulgou uma previsão para este ano e para daqui a quatro anos com os gastos feitos por usuários. A estimativa é que 2018 termine com um faturamento total de US$ 53,1 bilhões. Em 2022 a App Store deve chegar a US$ 75,7 milhões.