Panorama Mobile Time/Opinion Box; livro

A quarentena levou ao aumento do consumo de conteúdos e serviços digitais, dentre os quais a leitura de livros, jornais e revistas na tela dos smartphones. Pela primeira vez, a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box mediu esse hábito entre os brasileiros. Quase a metade dos entrevistados (46%) declaram já ter lido um livro no aparelho. 

A experiência é mais comum entre mulheres (49%) que entre homens (42%). E há uma diferença significativa quando analisado por faixa etária. No grupo de 16 a 29 anos, 58% já leram um livro no smartphone, enquanto o percentual cai para 43% entre aqueles de 30 a 49 anos, e baixa para 25% na faixa com 50 anos ou mais de idade. Não há variação significativa entre classes sociais.

Entre os “leitores móveis”, o aplicativo mais citado para leitura é o Amazon Kindle, apontado por 24% deles, seguido por Google Play Livros (12%), Adobe Acrobat Reader (5%), Wattpad (4%) e Skeelo (3%).

Jornais e revistas

Para o segmento de jornais e revistas, no qual há tanto a oferta de assinatura de títulos avulsos quanto de agregadores de periódicos, foi verificada a proporção de assinantes de serviços pagos. Apenas 9% dos brasileiros com smartphone declaram pagar por algum serviço desse tipo. 

Os veículos ou agregadores de veículos mais acessados no smartphone são O Globo (8%), Amazon Prime Reading (7%), Veja (7%), Folha de São Paulo (6%), TIM Banca Virtual (5%), Claro Banca (3%) e Estadão (3%). Note-se que a pergunta era focada no veículo em si (“Qual é o jornal ou revista que você mais lê através de app no smartphone?”), mas mesmo assim muitos entrevistados responderam com o nome de um agregador (ex.: TIM Banca Virtual e Claro Banca), que reune dezenas de veículos de notícias.

A pesquisa entrevistou entre os dias 5 e 19 de maio 2.133 brasileiros que possuem smartphone. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais. O relatório está disponível para download gratuito neste link.