Infraestrutura

Ilustração: Cecilia Marins

A cidade de São Paulo será a próxima cidade a ter o 5G liberado. O espectro de 3,5 GHz – para a rede de quinta geração móvel standalone – será ativado por Claro, TIM e Vivo a partir da próxima quinta-feira, 4. A decisão foi tomada nesta terça-feira, 2, em reunião do Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz).

A Anatel recebeu até o momento 1.378 pedidos de licenciamento na faixa 3,5 GHz. O número representa praticamente o triplo do total de antenas que devem ser instaladas no município ainda este ano, segundo as regras do edital. Vale dizer que a previsão era de 154 estações por prestadora (ou mínimo de 462 antenas das três operadoras).

O Gaispi estima a cobertura de 25% da área urbana de São Paulo para o lançamento. A previsão parte do princípio de que o número de pedidos de licenciamento de estações representa aproximadamente 30% do total de estações ativas atualmente (4.592).

TIM

Na manhã desta terça-feira, 2, o presidente da TIM, Alberto Griselli, confirmou que a companhia liberará o sinal de quinta geração na quinta-feira: “Estamos no estágio de implementação. Lançamos em Brasília e em mais três capitais. Faremos o lançamento em São Paulo na quinta-feira, 4, e estamos no estágio inicial”, completou.

“O que estamos fazendo é construir uma cobertura importante nos mercados críticos para nós do ponto de vista de custo e comercial. Estamos fazendo a promoção de smartphones com 5G e, nos nossos pontos de venda, 70% dos smartphones já são 5G. Queremos monetizar com isso mais para frente, quando a cobertura estiver mais ampla. Em 2023, nós poderemos parar de investir no 4G e ter mais eficiência na implementação da rede 5G”, completou.

Mais cedo, a Conexis informou que as prestadoras de telecomunicações que venceram o leilão de frequências “estão preparadas para ligar o 5G em todas as capitais assim que for liberado pela Anatel e houver condições físicas.”

Prefeitura

Para Mobile Time, a Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) informou que a liberação das antenas depende das operadoras. No começo do mês de julho, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) confirmou a esta publicação que recebeu 283 novos processos de instalação de antenas. Destas, 34 foram encaminhadas para SMSUB e 23 foram aprovadas.

No momento, a concentração das antenas está no centro histórico de São Paulo, na região da Avenida Paulista e no Itaim Bibi. Já os bairros da Aclimação, da Mooca e do Brás, por exemplo, terão cobertura menor nesta fase. A lista completa pode ser vista aqui.

Os equipamentos que evitam a interferência do sinal foram instalados em 226 estações do Serviço Fixo por Satélite (FSS) e realizados testes para confirmar a operação livre de interferências.

Até julho de 2023 cada prestadora deverá instalar 308 estações, totalizando 924 antenas.