O apagão que deixou o Nordeste sem energia elétrica por cinco horas na última quarta-feira, 28, afetou os serviços de telefonia móvel na região. É o que revela infográfico preparado com exclusividade para MOBILE TIME com dados do CrowdMobi, aplicativo para Android e iOS que monitora o uso do telefone e a qualidade da rede acessada por seus usuários.

Entre 15h e 20h, período que durou o apagão, os usuários do CrowdMobi no Nordeste sofreram com uma deterioração no nível de sinal de todas as operadoras, acarretado, provavelmente, pelo congestionamento das redes. A Oi chegou a ficar sem sinal nenhum às 18h17. Em momentos críticos, Claro, TIM e Vivo registraram níveis mínimos de 33%, 14% e 6%, respectivamente (veja imagem acima).

Paralelamente, houve um boom no tráfego de dados móveis na região Nordeste durante o apagão, quando comparado com o mesmo dia e o mesmo horário da semana anterior, em duas operadoras: Vivo (+185%) e Claro (+152%). TIM e Oi, por outro lado, registraram redução no consumo de dados durante o apagão.

Durante o apagão, os apps mais usados no Nordeste pelos usuários do CrowdMobi foram, em ordem decrescente: WhatsApp, Instagram, Facebook e Chrome.

O CrowdMobi foi desenvolvido pela alagoana Ilhasoft.