O apagão que afetou estados de todo o País nesta manhã de terça-feira, 15, também impactou a infraestrutura das empresas de telecomunicações. Segundo a Conexis, sindicato que representa Algar Telecom, Claro, Oi, Sercomtel, TIM e Vivo, algumas localidades apresentaram instabilidade dos serviços prestados pelas empresas.

Sem entrar em detalhes, o comunicado diz: “A Conexis Brasil Digital informa que em decorrência de falhas no fornecimento de energia elétrica ocorridas em algumas localidades na manhã desta terça-feira (15), os serviços de telecomunicações podem apresentar instabilidade. As operadoras já estão trabalhando para restabelecer os serviços no menor prazo possível.”

Sem luz

O apagão atingiu sobretudo moradores dos estados de Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins, além do Distrito Federal.

Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), às 10h45 houve recomposição total nas regiões Sul e Sudeste e foram restabelecidas 30% da carga da região Norte e 73% da região Nordeste, as regiões mais afetadas. Em comunicado a entidade explicou que o apagão começou às 8h31. Houve uma “ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste. Houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar a propagação da ocorrência”.