O iOS, sistema operacional da Apple, é o que registra maior crescimento no mercado norte-americano, de acordo com o levantamento trimestral feito pela comScore. O uso de iOS entre os usuários de smatphones teve crescimento de 2,4 pontos percentuais entre maio e agosto desse ano, o que conferiu à Apple 34,3% entre os smartphones do país. A Google, contudo, continua na liderança do mercado: o seu sistema operacional Android é usado em 52,6% dos smartphones, registrando crescimento de 1,7 ponto percentual. Os sistemas operacionais concorrentes sofreram retração no mercado norte-americano. A plataforma da RIM teve baixa de 3,1 pontos percentuais (8,3% de share), a da Microsoft recuou 0,4 ponto percentual (3,6% de share), assim como o sistema operacional da Symbian (com apenas 0,7% de share).

Entre os fabricantes de aparelhos celulares, a Samsung continua líder do mercado nos EUA, com 25,7% da base instalada, mas sem registro de crescimento no período entre abril e agosto. Sua maior concorrente, a Apple, registrou alta de 2,1 pontos percentuais, alcançando 17,1% de participação no mercado de telefones móveis. A LG teve queda de 0,9 ponto percentual (18,2% de share), a Motorola recuou 0,8 ponto percentual (11,2% de share) e a HTC cresceu 0,2 ponto percentual, respondendo por 6,3% dos aparelhos.

Entre as funcionalidades dos telefones móveis, o SMS continua sendo a mais utilizada: 75,6% dos americanos utilizam essa ferramenta, com alta de 0,8 ponto percentual. Também aumentaram (em 2,3 pontos percentuais) os downloads de aplicativos, feitos por 53,4% dos usuários. Em terceiro lugar na lista de recursos mais utilizados em aparelhos celulares aparece a navegação por browser, efetuada por 52% dos usuários, com alta de 2,2 pontos percentuais.

A pesquisa da comScore foi realizada entre abril e agosto de 2012, com base em entrevistas com 30 mil usuários de telefones móveis nos Estados Unidos.