Stuart Ramson/AP Images for Microsoft

Segurando o novo Surface Duo está Panos Panay, chief product officer da Microsoft

A Microsoft marcou seu retorno aos dispositivos móveis com um novo handset Android de tela dupla, o Surface Duo. Apresentado nesta quarta-feira, 2, o Duo vem com parceria para trazer os apps e o sistema operacional do universo Google. O único detalhe técnico revelado pela empresa é o tamanho da tela, 5,6 polegadas com o aparelho fechado e 8,3 polegadas com ele aberto. O site da Wired diz que o dispositivo terá um chipset Qualcomm Snapdragon 855.

O celular da Microsoft será lançado em 2020, antes do Natal. O motivo para demorar mais de um ano é que a empresa quer dar um bom período para os desenvolvedores criarem apps para o Surface Duo, uma vez que funciona com a caneta do Surface e dobra em 360 graus – o que permite novas aplicações de produtividade e jogos.

O handset faz parte de um novo portfólio de dispositivos Surface, que engloba tablet (Surface Neo) e notebooks (Surface Laptop 3, Surface Pro 7 e Surface Pro X) de tela dupla que ganham um novo sistema operacional, o Windows 10X. Outra novidade foi um fone de ouvido Bluetooth da Microsoft, o Surface Earbuds, similar ao fone da Apple e da Samsung.

História

Em 2013, a Microsoft comprou a divisão mobile da Nokia por US$ 7,2 bilhões. A empreitada não deu certo e, em 2015, a norte-americana declarou um prejuízo fiscal de US$ 3,2 bilhões na aquisição da finlandesa. Dois anos mais tarde, em 2017, anunciou sua saída do mercado de celulares e o fim da família Lumia. Agora, o Duo marca seu retorno.

Assessoria/Microsoft

Surface Duo só deve chegar no fim de 2020